Histórico

A Rede Temática em Engenharia de Materiais - REDEMAT, criada oficialmente em dezembro de 1995, através de um Convênio firmado entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC), desponta hoje como uma das grandes soluções para a consolidação da pós-graduação em Engenharia de Materiais no País. A estratégia, pensada e executada pelas três Instituições envolvidas, foi reunir o que cada uma possuía de mais importante na área de Materiais, gerando, com isso, uma das mais bem montadas infra-estruturas de pesquisa e pós-graduação nesse campo da Ciência. O projeto original da REDEMAT foi elaborado pelos professores Fernando Gabriel S. Araujo, Cristovam Paes de Oliveira, Eucler Bento Paniago, Antônio Valadão Cardoso, Robson Franco Afonso, Jairo Drummond Câmara, Amintas Fabiano e Sebastiana Lana, tendo sido criado o mestrado sob a coordenação do Prof. Cristovam e o doutorado sob a coordenação do Prof. Fernando Gabriel. A Redemat conta hoje com 32 doutores credenciados como professores e orientadores, além de uma infraestrutura física composta de bibliotecas modernas e atualizadas e ainda laboratórios de processamento e análises de materiais, com equipamentos de última geração. É importante ressaltar que a iniciativa é pioneira no País. A REDEMAT comporta em sua estrutura organizacional um Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, nos niveis de Mestrado e Doutorado, credenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), além de um curso de Especialização e duas outras áreas de atuação. A primeira é destinada ao oferecimento de cursos de curta duração, visando o treinamento de pessoal de empresas, e a segunda, à elaboração de projetos específicos de pesquisas em temas de interesse que envolvam Universidades, Empresas e Centros de Pesquisas.

Ouro Preto

REDEMAT - Rede Temática em Engenharia de
Materiais - Escola de Minas

Universidade Federal de Ouro Preto

Praça Tiradentes, 20 - Centro CEP 35400-000 -
Ouro Preto - MG
Tel/fax.: (31)3559-1596

Belo Horizonte

NÚCLEO CETEC

Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais

Av. José Cândido da Silveira, 2000, Horto.

CEP 31170-000 Belo Horizonte - MG

Tel.:(31) 3489 2000