Apresentação

O Programa de doutorado da REDEMAT, iniciou suas atividades em março de 2001, através de um Convênio firmado entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC), tendo como principal objetivo a formação de recursos humanos, em nível de Pós-Graduação Stricto-sensu em Engenharia de Materiais, área do conhecimento humano que está relacionada à pesquisa, ao desenvolvimento, à produção e à utilização de materiais com aplicação tecnológica. São também objetivos do Programa:
  1. desenvolver pesquisas técnico-científicas voltadas para as necessidades do momento tecnológico do nosso país;
  2. contribuir para a verticalização das atividades das três Instituições Convenentes;
  3. estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisas existentes no CETEC, UEMG e UFOP;
  4. ampliar o quadro de oportunidades para a formação de recursos humanos no Brasil, dotados de iniciativa própria, capacidade crítica e alta qualificação científica;
  5. incentivar a fixação de Profissionais pós-graduados nas Instituições participantes;
  6. contribuir para a melhoria do ensino de graduação, através de uma interação efetiva do Programa de Pós-graduação com os ursos de Graduação da UFOP e UEMG;
  7. desenvolver mecanismos organizacionais que possibilitem um relacionamento eficaz com o meio industrial e acadêmico-científico do país, notadamente no campo da Engenharia de Materiais.
A resolução 241/76 do CONFEA(Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), publicada em 31 de julho de 1976, estabelece as seguintes atribuições ao Engenheiro de Materiais:
"Compete a esse profissional supervisão, estudo, projeto, especificação, assistência, consultoria, perícia e pareceres técnicos; ensino, pesquisa, ensaio, padronização, controle de qualidade; montagem, operação e reparo de equipamentos e outras atividades referentes aos procedimentos tecnológicos na fabricação de materiais para a indústria e suas transformações industriais; e equipamentos destinados a essa produção industrial especializada, seus serviços afins e correlatos".
A estrutura curricular do Programa de Pós-Graduação é abrangente nas disciplinas obrigatórias, implicando em formação básica completa do engenheiro de materiais, seguida de grande e diversificada oferta de disciplinas optativas e complementares, baseadas em três áreas tradicionais:
Processos de Fabricação