Recursos de Informática (em Infraestrutura)

1- O CETEC possui cerca de 350 computadores desktops Windows interconectados através de uma rede horizontal de cabeamento UTP e vertical através de fibras óticas multímodo. Possui uma infra-estrutura de 28m² com 21 servidores em plataformas Windows,Linux e Vmware hospedados em um HP Blade System Proliant, no-breaks e sistema integrado de backups que garantem a segurança da informação de toda a instituição. Com link de dados a instituição dispõe de uma acesso de 2Mbps Full contratado a Prodemge que garante toda a segurança de acesso através de servidores Firewall Linux e sistema de monitoramento ativo.

2 - A UFOP possui um parque computacional de aproximadamente 985 microcomputadores e 18 servidores. Deste total, para atender a área acadêmica, estão disponíveis 630 microcomputadores em diversos laboratórios de graduação, pós-graduação e pesquisa.A rede de comunicação científica da UFOP é formada por uma "intranet" que interliga cerca de 98% dos equipamentos de todas as suas unidades acadêmicas e administrativas através de fibras óticas e de contratos de conexão de dados da Telemar entre os seus campi. As unidades no campus do Morro do Cruzeiro utilizam como padrão equipamentos de rede 10/100 que permite uma velocidade mínima de comunicação de dados de 10 Mbps. A interligação com a RNP2 (Rede Nacional de Pesquisa) e a "internet" é feita através de uma conexão da Embratel de 2 Mbps. Para manter o parque computacional da UFOP em bom funcionamento dispomos um setor, o NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação), formado por 46 técnicos responsável pela maioria das questões relacionadas à informática, sendo as principais relacionadas abaixo:

• desenvolvimento de todos os sistemas institucionais, usando plataforma cliente-servidor, como o recém implantado Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação;
• documentação da intranet da UFOP, monitoramento da sua utilização, manutenção da mesma através da configuração e administração das máquinas servidoras e equipamentos de rede, do aumento da sua capilarização, através da instalação de novos pontos de rede, além de definir e implementar políticas de utilização e de segurança, impedindo a invasão dos equipamentos por "hackers";
• manutenção do funcionamento de todos os laboratórios de computação científica da UFOP, bem como os equipamentos dos setores administrativos, através dos seguintes serviços: configuração de equipamentos, instalação de sistemas operacionais e aplicativos, remoção de vírus, configuração de aplicativos, troca de componentes, etc.

3 - A UEMG conta com recursos computacionais modernos para o desenvolvimento de trabalhos de design gráfico no seu Centro de P & D de Design e Ergonometria da ESAP, como microcomputadores, Scanners, impressoras etc.


REDEMAT - Rede Temática em Engenharia de Materias
Webdesign maurorodrigogc@gmail.com